Veja dicas para criar montar um enxoval de casamento sem exageros

Com apartamentos cada vez menores, não adianta fazer uma lista enorme de casamento ou chá de panela. O ideal é um enxoval básico, com utensílios que os recém-casados realmente vão usar e terão espaço para guardar, especialmente quando é o primeiro imóvel.

– Escolha objetivamente. Não adianta pôr na lista um jogo de jantar para 12 pessoas se a mesa de seu apartamento só comporta seis — aconselha a designer de interiores Ana Adriano.

Ao selecionar os presentes, os noivos devem levar em conta a decoração que a casa terá:

– Procure objetos que combinem, que conversem entre si. Cores, materiais, estilos: esses quesitos devem ser pensados na hora da escolha, pois ajudam a dar uma unidade no design da casa.

Na hora de decidir em que loja pôr a lista, Ana Adriano acredita que deixar em dois ou três estabelecimentos ajuda (e muito) a vida dos convidados.

– Isso facilita a locomoção das pessoas que podem optar por aquela mais próxima à casa ou ao trabalho e também por conta da variação dos valores — diz ela.

As lojas que recebem listas de casamento geralmente já têm uma sugestão de objetos que os noivos podem escolher. Mas vale a pena fazer com calma uma personalizada, retirando o supérfluo e incluindo lembranças de que sinta necessidade.

Para a designer, num enxoval, são dispensáveis peças de uso esporádico ou quantidades excessivas.

– Não há necessidade de três aparelhos de jantar ou quatro faqueiros, por exemplo. Caso tenha ganho um produto em excesso (ocorre muitas vezes quando os noivos colocam a lista em mais de uma loja) vale lembrar que a maioria das lojas troca, sem problemas. Faça uma avaliação para trocar pelo que for mais útil — finaliza.

Fonte: Extra